A equipa de juvenis da Escola de Desporto (ED) Carlos Franco recebeu, no jogo do passado sábado (2 novembro) o cartão Branco. A distinção foi atribuída a todo o grupo pelo gesto de fair play demonstrado já após o apito final do jogo.

No final da partida, Carlos Franco vs Clube Futsal Sabugal, a contar para a segunda jornada do Torneio de Abertura de Juvenis Futsal da AFG, e apesar da derrota por 1-5, a equipa da casa dirigiu-se ao balneário do árbitro para cantar os parabéns a Manuel Pinto, juiz do encontro, e para felicita-lo pelo aniversário.

“Bateram à porta do balneário e em plenos pulmões cantaram-me parabéns. Fiquei sem palavras, deveras emocionado porque nunca me fizeram tal coisa, e ainda por cima estamos a falar de formação porque são do escalão de juvenis.”, refere o árbitro da partida.

“Eu sabia que o árbitro fazia anos, falei com o treinador da nossa equipa, e tínhamos combinado cantar-lhe os parabéns no final do jogo.”, explica Carlos Franco, presidente do ED Carlos Franco. E continua, “Perdemos a partida, mas quisemos felicitar o árbitro na mesma, porque queremos, acima de tudo, demonstrar a toda a gente que o desporto não é só vitórias, derrotas ou empates.”

Perante esta atitude de desportivismo Manuel Pinto, atribui a toda a equipa o Cartão Branco. “Quando vemos miúdos de 14/15/16 anos a terem um gesto destes para quem não conhecem, ficamos esperançados de que ainda existem miúdos super educados, e quem os orienta e treina não o faz só para o sucesso desportivo, mas sim também para a sua formação enquanto Homens e seres humanos.”, salienta o árbitro.

Esta distinção encheu toda a equipa de orgulho bem como o presidente do clube. “Ainda há muito civismo no desporto. E é isso mesmo que nós queremos transmitir todos os dias. Nós formamos acima de tudo homens. Se também conseguirmos formar jogadores, é ouro sobre azul.”, confessa o presidente.