A Escola de Desporto Carlos Franco recebeu, ontem, na Câmara Municipal de Seia, o troféu de Ética Desportiva, atribuído pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Plano Nacional de Ética.

“Este é o primeiro troféu de Ética Desportiva no país que vamos entregar a uma equipa”, revela Catarina Durão Diretora Regional do Centro do IPDJ.

O prémio foi atribuído no seguimento do Cartão Branco recebido pela equipa de Juvenis, no passado dia 02 de novembro, quando no final do jogo, e após uma derrota, foi cantar os parabéns ao árbitro da partida, Manuel Pinto, felicitando-o pelo seu aniversário.

Este gesto de fairplay, não deixou ninguém indiferente, nem Amadeu Poço, presidente da Associação de Futebol da Guarda que se mostrou bastante satisfeito: “Quero agradecer, em nome da Associação de Futebol da Guarda, por termos atletas deste na nossa Associação. As nossas felicitações também para o Carlos Franco, porque é nestas alturas que vemos que o futebol não serve só para formar jogadores, serve para formar homens. E com este gesto estamos a formar homens para o futuro.”.

Da mesma opinião é Catarina Durão, “Não vivemos os melhores tempos no futebol profissional, mas é nestes exemplos que nos damos conta que enquanto país e enquanto cidadãos sabemos comportar-nos no âmbito desportivo, e preocupamo-nos em formar homens.” refere.

Para terminar a cerimónia, onde esteve também presente Ana Catarina Cardoso, Vereadora do Desporto da Município de Seia, a diretora do IPDJ entregou o Troféu à equipa de Juvenis do ED Carlos Franco, sob o olhar do presidente do Clube, Carlos Franco.

No final, o presidente da AFG, Amadeu Poço, felicitou mais uma vez toda a equipa e deixou ainda um desejo. “Espero que no futuro tenhamos mais oportunidades de comemorar situações tão relevantes como esta”.