A direção da Associação de Futebol da Guarda decidiu dar por concluídas todas as competições distritais, que no momento da suspensão ainda não tivessem sido finalizadas, sem atribuir campeões ou vencedores das provas, sendo que no Campeonato da primeira Divisão Distrital de Futebol também não haverá descidas.


Esta decisão surge no seguimento da deliberação da FPF, após reuniões ocorridas com as Associações Distritais, e na qual se comunicava a conclusão de todas as competições seniores nacionais.


Em comunicado a AF Guarda, informa também que entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes possam treinar e competir em segurança. Por outro lado, vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.


Acrescenta ainda que a principal preocupação é saúde dos nossos praticantes e da restante família.


No comunicado da AFG pode ler-se também que, “principal objetivo das suas provas e campeonatos, será sempre a promoção da prática desportiva e a formação cívica dos nossos praticantes, num contexto desportivo e de valorização do trabalho de equipa”. Assim, entende a Associação que “é necessário acabar com a ansiedade e permitir, a todos que possam, programarem a sua vida mais próxima e futura, onde se inclui a desportiva”. Nesse  sentido a AF Guarda tomou a medida de cancelar, com efeitos imediatos, toda a competição Distrital ainda não concluída, relativa à época desportiva 2019/2020, sem haver lugar a subidas e descidas e sem designação de campeões.


A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/21. Sob o ponto de vista económico, a AF Guarda, igualmente, está a diligenciar junto da FPF no sentido de angariar eventuais apoios financeiros para a época desportiva 2020/2021, tendo em conta a difícil realidade económica, que se perspetiva pouco favorável para todos. 

 

Consulte aqui o COMUNICADO N12